Pandemias ao longo da História

 


A humanidade em toda sua história foi acometida por pestes, seja ela de nível local como mundial. Dessa forma, se pensarmos as doenças pela lupa da história podemos observar como esses eventos são representados pelo ser humano, e o que essas pessoas têm a nos dizer sobre essas situações? Como se sentiram e agiram? Podemos aprender com ela? Sim, podemos agir de acordo com o que a História nos ensina.

Há uma alteração nas práticas humanas diante de uma epidemia ou pandemia, que gera consequências na sociedade marcando os rumos da história. Diante de uma situação extrema há um padrão de comportamento humano, segundo o historiador Charles Rosenberg: “As grandes epidemias são como peças trágicas, com as mesmas estruturas: primeiro, há um grande medo em relação ao surgimento da epidemia; depois, ocorre uma tentativa de mistifica-la, negando sua existência ou minimizando seu alcance, com o discurso de que a doença não será tão forte; e, finalmente, há a aceitação do problema e a tentativa de resolução. ”

Há um discurso de que as epidemias de modo geral são democráticas, por serem um problema para todas as pessoas, mas ainda os pobres são os que mais sofrem pela má nutrição, péssima condição de moradia, dificuldade de distanciamento, e com a pandemia os problemas anteriores se tornam ainda mais evidentes. Neste sentido e devido a nossa atual realidade, realizamos um estudo em função de algumas epidemias já vivenciadas pela humanidade. Na tabela abaixo, há algumas informações: