Alunos do curso de História da UFTM participam da semana de História da UFU em Uberlândia

Três artigos que analisam a história local de Peirópolis foram selecionados para integrarem as discussões dos simpósios temáticos do evento




Estudantes que desenvolvem pesquisas acadêmicas para o Programa de Educação Tutorial do curso de história da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PET – História – UFTM), foram selecionados para apresentarem seus trabalhos na Semana de História da UFU, que acontece de 9 a 13 de setembro na Universidade Federal de Uberlândia, com o tema, “Um Olhar Constelar sobre a História – Delírios, Narrativas e Produções de Conhecimento”.

Os trabalhos selecionados abordam temas relativos a uma área da história denominada história local, que visa analisar a individualidade e a conexão entre os moradores e a história ao qual a comunidade segue inserida. Os trabalhos aprovados, falam especificamente de Peirópolis, o bairro rural da cidade de Uberaba, localizado a cerca de 20 minutos do centro do município.

Durante um ano, os universitários estiveram imersos na realidade do bairro e no contexto educacional para desenvolverem projetos, que abordassem a comunidade em outros aspectos que não apenas o da sua fama atualmente difundida, como a cidade dos dinossauros. Título recebido no início dos anos 90, quando se inaugura o museu dos Dinossauros e um centro de paleontologia que elevam a fama do bairro, entre pesquisadores de todo o Brasil.

O objetivo dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes foi de cientificamente delimitar a história local do bairro, para além dos dinossauros. Como parte do programa de pesquisa a qual estão integrados, três eixos foram abordados entre os Núcleos: pesquisa, ensino e extensão.

Sobre os Trabalhos: Os estudantes Alana Silva, Bárbara Aparecida, Gabriela de Oliveira, Juliana Nayara Junior Sebastião e Mariana Emília abordaram a utilização de jogos como forma de educação patrimonial no ensino de história. Por eles, foram desenvolvidos um jogo de tabuleiro e outro jogo da memória, aplicados na Escola Municipal Frederico Peiró, para turmas do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I. Os jogos abordaram temas como busca pela melhoria dos serviços públicos e valorização de sua riqueza patrimonial.
Para Junior Sebastião, estudante do 5º período do curso de história da UFTM, a participação dos pesquisadores representando a UFTM na semana de História da UFU é de extrema importância para a troca de experiências acadêmicas. “Vejo a nossa participação como estratégica, pelo seguinte: oportunidade de trocar experiências com outros discentes e professores que trabalham jogos no ensino de História, divulgar as atividades desenvolvidas pelo NUEN (Núcleo de Ensino) em particular, e pelo PET Historia UFTM em geral, ao longo de 2018”, destaca o estudante.

Outro trabalho que será apresentado pelo Núcleo de Pesquisa do PET História UFTM em Uberlândia foi elaborado pelas estudantes Karen Pereira, Laura de Barros e Mariângela David Lopes, que visaram tratar dos sujeitos e das relações específicas estabelecidas para a configuração da identidade do lugar. A pesquisa que leva o nome, “Da ferrovia ao museu, uma viagem pelas memórias que constroem as identidades de Peirópolis (1970-2018)”, utilizou fontes documentais e orais para pesquisar quais identidades estão vinculadas a Peirópolis.

Por fim, a terceira pesquisa selecionada para participar do encontro na UFU é do Núcleo de Extensão das estudantes Emily Faria, Letícia Fernanda e Larissa que abordaram, “O uso da História Oral na Construção da História do bairro rural de Peirópolis, Uberaba/MG”, com o objetivo de discutir o papel da história oral para a construção da identidade do bairro e como elas resinificam a história local para além da perspectiva paleontológica.

Participação: Os alunos seguem se preparando para a participação no evento em setembro e a expectativa é que a troca de experiências realizada por lá disponibilize na bagagem, muito conhecimento e pontos de discussões a serem aplicados nas pesquisas futuras desenvolvidas por eles na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e venham a refletir diretamente na comunidade Uberabense.

Equipe de Comunicação PET História
Tutora: Profª Drª Cláudia Bovo