Um
dos grandes desafios para os docentes que atuam na Educação Básica é a construção
de uma relação mais próxima com os discentes no processo de aprendizagem do
ensino de História, cuja reflexão se estende para graduandos desta área e que
desenvolvem projetos em Escolas.
Neste
sentido, emerge a necessidade de se estruturar ações que considerem o papel
ativo dos discentes na construção do conhecimento em sala de aula, e que sejam capazes
de instigar participação espontânea, o que pode ser alcançado por meio de
práticas pedagógicas que considerem o cotidiano em que o aluno está inserido
socialmente.
Com
base nas premissas apresentadas anteriormente, e a partir do diálogo com a
população local, especialmente com profissionais e alunos da Escola Municipal
Frederico Peiró, localizada no bairro rural de Peirópolis, a 20 km de Uberaba,
o PET História, por meio de seu Núcleo de Ensino NUEN, criou o jogo de
tabuleiro “Peirópolis: uma aventura no mundo dos Rexs”.
Tal
atividade faz parte do projeto que o grupo tutorial vem desenvolvendo desde o
início de 2018 sobre a História de Peirópolis, e tem como objetivo colaborar
com os profissionais da referida Instituição de Ensino, além de propiciar o
aprimoramento dos discentes do PET História, enquanto professores em formação.
O
jogo é composto de 100 casas, divididas em cinco etapas, que representam
momentos impactantes na História de Peirópolis: Fundação; Desenvolvimento
Econômico; Desativação da Estação Ferroviária; Museus dos Dinossauros e
Geoparque.
Estas
cinco etapas representam o passado (Fundação, Desenvolvimento Econômico e
Desativação da Estação Ferroviária), presente (Museus dos Dinossauros), e
futuro (Geoparque). Em cada etapa haviam algumas casas com indicação de leitura
de um cartão correspondente, contendo breve informação sobre a História do
bairro, bem como um mecanismo de consequência para que o competidor avançasse
ou recuasse determinado número de casas.
A
aplicação do jogo superou as expectativas do Núcleo de Ensino, tendo em vista o
engajamento das crianças, as quais, além se divertirem com a atividade, puderam
aprender um pouco mais sobre a história da sua comunidade. Ficamos surpresos
com o relato de um aluno, morador do bairro, o qual desconhecia a existência do
Museu dos Dinossauros, que fica próximo à Escola.
Outro
momento marcante foi o relato de um aluno que nos informou ser neto do
escavador que encontrou um fóssil de titanossauro no bairro. Esta descoberta
está entre as mais importantes do Brasil e faz parte do acervo atualmente
exposto no Museu.
A
experiência com jogos de tabuleiro mostrou-se extremamente positiva, o que
impulsionou o Núcleo de Ensino a planejar a elaboração de mais jogos,
aplicá-los novamente na Escola Municipal Frederico Peiró, e levá-los para
outras Escolas de Uberaba.
Acervo PET História UFTM, 2019