Peirópolis: uma aventura no mundo dos Rexs



Um dos grandes desafios para os docentes que atuam na Educação Básica é a construção de uma relação mais próxima com os discentes no processo de aprendizagem do ensino de História, cuja reflexão se estende para graduandos desta área e que desenvolvem projetos em Escolas.  

Neste sentido, emerge a necessidade de se estruturar ações que considerem o papel ativo dos discentes na construção do conhecimento em sala de aula, e que sejam capazes de instigar participação espontânea, o que pode ser alcançado por meio de práticas pedagógicas que considerem o cotidiano em que o aluno está inserido socialmente.

Com base nas premissas apresentadas anteriormente, e a partir do diálogo com a população local, especialmente com profissionais e alunos da Escola Municipal Frederico Peiró, localizada no bairro rural de Peirópolis, a 20 km de Uberaba, o PET História, por meio de seu Núcleo de Ensino NUEN, criou o jogo de tabuleiro “Peirópolis: uma aventura no mundo dos Rexs”.

Tal atividade faz parte do projeto que o grupo tutorial vem desenvolvendo desde o início de 2018 sobre a História de Peirópolis, e tem como objetivo colaborar com os profissionais da referida Instituição de Ensino, além de propiciar o aprimoramento dos discentes do PET História, enquanto professores em formação.

O jogo é composto de 100 casas, divididas em cinco etapas, que representam momentos impactantes na História de Peirópolis: Fundação; Desenvolvimento Econômico; Desativação da Estação Ferroviária; Museus dos Dinossauros e Geoparque.

Estas cinco etapas representam o passado (Fundação, Desenvolvimento Econômico e Desativação da Estação Ferroviária), presente (Museus dos Dinossauros), e futuro (Geoparque). Em cada etapa haviam algumas casas com indicação de leitura de um cartão correspondente, contendo breve informação sobre a História do bairro, bem como um mecanismo de consequência para que o competidor avançasse ou recuasse determinado número de casas.

A aplicação do jogo superou as expectativas do Núcleo de Ensino, tendo em vista o engajamento das crianças, as quais, além se divertirem com a atividade, puderam aprender um pouco mais sobre a história da sua comunidade. Ficamos surpresos com o relato de um aluno, morador do bairro, o qual desconhecia a existência do Museu dos Dinossauros, que fica próximo à Escola.

Outro momento marcante foi o relato de um aluno que nos informou ser neto do escavador que encontrou um fóssil de titanossauro no bairro. Esta descoberta está entre as mais importantes do Brasil e faz parte do acervo atualmente exposto no Museu.

A experiência com jogos de tabuleiro mostrou-se extremamente positiva, o que impulsionou o Núcleo de Ensino a planejar a elaboração de mais jogos, aplicá-los novamente na Escola Municipal Frederico Peiró, e levá-los para outras Escolas de Uberaba.


Acervo PET História UFTM, 2019