Exposição Peirópolis para além dos Dinossauros no CCCP

         

Grupo PET História da UFTM com o sr. Beethoven, presidente da Associação de Amigos e Moradores de Peirópolis, na abertura da exposição no CCCP


         

O trabalho do PET História atualmente voltado à comunidade do bairro rural de Peirópolis, resultou na exposição Peirópolis para além dos dinossauros. A exposição traz, a partir das lentes das e dos estudantes vinculados ao PET História, traços não observados da própria Peirópolis, repletos de uma subjetividade pessoal e um olhar comunitário para o bairro rural de Uberaba. Muitas das imagens contidas nela são de detalhes, ou acontecimentos, que nos passam despercebidos quando em uma visita rápida ao bairro. São uma mescla de percepções - que representam a Peirópolis para além dos dinossauros.

            A exposição esteve no final de 2019 no Centro Educacional da UFTM, e agora se encontra no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM. A exposição no CCCP  foi aberta no dia 08 de fevereiro de 2020 com a fala da professora e tutora Claudia Regina Bovo e da professora ex-tutora Sandra Mara Dantas, que explanaram o percurso do trabalho que está sendo desenvolvido no bairro, o objetivo e características da exposição, ao longo da abertura teve falas de petianos que participaram da elaboração de textos e fotografias do trabalho apresentado, os porquês dos enquadramentos das fotos, como o bairro em si pode ser visto de várias maneiras diante de diversos olhares. Finalizando a abertura o diretor da Associação dos Amigos e Moradores de Peirópolis demonstrou em palavras o agradecimento por nossa dedicação ao trabalho no bairro e expectativa de futuros projetos conjuntos.

            Temos ciência da relevância do trabalho especialmente por apresentar as singularidades do bairro, valorizando sua pluralidade social e seu espírito comunitário. Diante disso, a exposição em questão demonstra elementos que são fundantes na discussão sobre a identidade deste bairro e suas contradições. Ela apresenta a essência de uma Peirópolis que sim, é uberabense, e vai muito além dos dinossauros. Conheça a história de Peirópolis e de sua comunidade visitando o bairro e a exposição. Uma experiência rica e repleta de novas descobertas.
            Até o momento tivemos um total de 1.370 visitantes, vindos dos estados de MG, SP, GO, AM, PE, DF, RJ, SC, MT, PA, BA, MA, ES, PR, RN, RS e MS, e visitantes da Itália, Peru, Chile, Bolívia, EUA e do Instituto Tecnológico de Buenos Aires. Conheça a história de Peirópolis e de sua comunidade visitando o bairro e a exposição. Uma experiência rica e repleta de novas descobertas.




Monitoria da exposição Peirópolis para além dos Dinossauros para os alunos da escola Jean Christophe

Petianos e tutora PET durante a abertura da exposição no CCCP

Tutora ProfªDrª Claúdia Regina Bovo e ex-Tutora ProfªDrª Sandra Mara Dantas na abertura da exposição no CCCP