Dez anos de História do PET História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Dez anos de História do PET História da Universidade do Triângulo Mineiro

O Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes História (PET História), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, completa dez anos de atividade em 2020. Neste sentido, este texto irá contar-lhes um pouco de nossa história, desde sua fundação em 2010. 

Inicialmente, é necessário entender como este grupo funciona e onde atua. O PET História é formado por alunos do Curso de História da UFTM sob a coordenação de um tutor, também vinculado ao referido Curso. O programa, classificado como conexão de saberes, tem por intuito atuar nas comunidades de Uberaba, com o fim de pesquisar suas trajetórias, além de trocar experiências com a população da cidade, tendo por norte a concepção de que todo ser humano é um sujeito histórico, fazendo jus a sua tríade universitária, que é composta pelo ensino, pesquisa e extensão. 

A primeira pesquisa do PET História foi no Bairro Estrela da Vitória entre os anos de 2011 a 2012 e no Bairro Jardim Planalto entre os anos de 2012 a 2013, quando o grupo estava sob a tutoria do Professor Clayton Cardoso Romano, que propôs um levantamento econômico, político e cultural destes bairros através de questionários entregues aos residentes.

 Com isso, após levantamento de fontes no Arquivo Público de Uberaba, entrevistas e o mapeamento feito pelo grupo, para além da disposição de alguns moradores, o PET História produziu dois vídeos que contam  a história dos bairros através das falas dos próprios moradores, dando voz a estes sujeitos que estão em situação de vulnerabilidade social e sujeitos historicamente negligenciados na sociedade uberabense. O Bairro Estrela da Vitória é fruto de ocupação. Durante a atuação do PET História, o bairro passava pelo processo de regularização. 
Já entre os anos de 2014 a 2016, sob a tutoria da Professora Sandra Mara Dantas o Grupo atuou no bairro Nossa Senhora da Abadia. Para o desenvolvimento deste trabalho os discentes se utilizaram das fontes documentais, a partir do Arquivo Público de Uberaba e do Santuário Nossa Senhora Abadia, e de fontes orais, através de diversas entrevistas com algumas pessoas da comunidade.  
Em um segundo momento o PET História atuou nas escolas públicas do referido bairro com o objetivo de despertar nas pessoas uma valorização do patrimônio, a partir da construção de uma identidade “abadiana”. Como resultado o grupo produziu um documentário denominado “Bairro Abadia: História e Memórias” e um livro, “Baú de memórias: Entre a identidade e a diversidade no bairro Abadia (Uberaba-MG)”.
Durante o ano de 2017, o PET História desenvolveu um trabalho sobre “Os Idosos na História”, através de envolvimento com grupos como o da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e a Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI), para além das visitações em asilos da cidade de Uberaba, como o Lar André Luís, São Vicente de Paula e Santo Antônio. 
Neste trabalho o grupo realizou atividades com os idosos, com o objetivo de desenvolver suas consciências históricas através da memória, no intuito de despertar a compreensão de que são sujeitos ativos na construção da identidade da história da sociedade. Este trabalho resultou na produção de um livreto nomeado “Os idosos na História”, com produções textuais de alunos e idosos e distribuídos à instituições locais como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
No ano de 2018, ainda sob tutoria da Professora Sandra Mara Dantas, o grupo passou a se debruçar sobre a história de Peirópolis, bairro rural de Uberaba, lugar reconhecido internacionalmente devido sua riqueza paleontológica.
O PET História vem pesquisando a história de Peirópolis desde a sua fundação até os dias atuais. Para isso, os petianos têm se utilizado de fontes documentais, encontradas sobre tudo no Arquivo Público de Uberaba e na Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, assim como das fontes orais, levantadas através de entrevistas realizadas com os moradores do bairro. 
A fim de socializar o trabalho de pesquisa realizado ao longo de 2018 com a população local, o grupo atuou na Instituição de Ensino do bairro, a Escola Municipal Frederico Peiró, como o objetivo de aguçar nos alunos a importância da educação patrimonial através de jogos educativos. 
Tal pesquisa permanecerá ao longo de 2020, coordenada pela nova tutora, a Professora Cláudia Regina Bovo, que inseriu novas perspectivas para a pesquisa, além de prosseguir com o trabalho de sistematização das informações levantadas, com a produção de três artigos sobre Peirópolis, cinco jogos de tabuleiro, e uma exposição, que está aberta aos visitantes no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, denominada “Peirópolis para além dos dinossauros.

PET História em 2012 no XVII ENAPET, realizado em São Luís-MA.

Apresentação do documentário sobre o Bairro Abadia, localizado em Uberaba, em 2017.

Membros atuais do PET História em 2019.